A Câmara de Vereadores de Nova Mutum vai manter nove vereadores na próxima legislatura. A informação foi confirmada, há instantes, ao Só Notícias, pelo presidente Luiz Carlos Gonçalves. Uma emenda chegou a ser protocolada, propondo 11 vereadores a partir de 2013, mas foi retirada. As alterações na Lei Orgânica devem entrar em segunda e última votação já na segunda-feira (9). A decisão final deve sair na votação da sessão na próxima segunda-feira.
Entretanto, Luiz Carlos lembra que, regimentalmente, uma nova emenda ainda pode ser apresentada até na hora da sessão, propondo mudança na composição. Para que o aumento no número de cadeiras na câmara seja aprovado são necessários 2/3 dos votos, ou seja, seis votos favoráveis. Até então, apenas três vereadores estavam defendendo aumentar vagas. Um deles é Unírio Schirmer, (presidente da União das Câmaras Municipais) argumentando que 11 seria um número adequado. “Um aumento de cadeiras proporcional ao crescimento de nosso município”, defendeu.
Os vereadores Milton Henrique de Carvalho e Ataíde Luiz da Silva também manifestaram-se favoráveis a criar mais duas vagas.
Conforme Só Notícias já informou, a câmara de Lucas do Rio Verde também decidiu não ampliar o número de parlamentares, embora, com base na legislação nacional estabelecendo a quantidade de vereadores de acordo com a de habitantes, pudessem ter sido criadas mais vagas. Em Sorriso, a câmara decidiu, esta semana, criar uma vaga a partir de 2013 – passando de 10 para 11. Em Sinop, os vereadores aprovaram criar mais 4 vagas.
(Atualizada às 13:52h)