Parentes de secretários podem ser nomeados para cargos públicos municipais sem ser considerada prática nepotismo em Lucas do Rio Verde. O projeto de autoria de seis vereadores foi aprovado, agora há pouco, durante uma sessão extraordinária, que alterou o artigo da lei 1.252/2006, que proibia a nomeação de servidores com grau parentesco do secretariado. Continua valendo a proibição para contratar parentes de vereadores, prefeito, vice-prefeito e diretores de autarquias.
Em julho, uma decisão do desembargador José Ferreira Leite determinou a exoneração de dois servidores públicos municipais, com parentesco de secretários, atendendo ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do município, apontando prática de nepotismo já que os dois servidores, comissionados nos cargos de assessor jurídico e supervisor administrativo, eram irmãos de dois secretários.
Além deste projeto, os vereadores aprovaram na sessão a campanha ‘levo Lucas na placa e no meu coração’, para estimular a transferência de emplacamentos de veículos para o município, e outros dois abrindo crédito adicional de R$ 525 mil e R$ 159 mil.