A câmara fez sessão solene, ontem à noite, em comemoração ao dia internacional da mulher e homenageou 24 mulheres. Cada parlamentar indicou três agraciadas. A sessão solene foi presidida pela vereadora Cleuza de Marco, a a única mulher integrante do Poder Legislativo "Aproveitamos a sessão para solicitar a implantação da delegacia da mulher, do fundo municipal dos direitos da mulher e da casa de passagem da mulher luverdense” informou a vereadora.
Mensalmente, a polícia luverdense investiga casos de agressões a mulheres. No domingo, de madrugada, por exemplo, uma levou um golpe de facão, no braço, e foi hospitalizada. A agressão teria sido cometida pelo marido, que foi preso. Não foi divulgado balanço do número de casos de violência contra mulheres mas a instalação da delegacia especializada tem sido cobrada também em cidades da região.
Ainda na sessão solene a secretária de Habitação e Ação Social, Janice Ribeiro, disse que “enquanto mulher e hoje a frente de um trabalho social é muito importante a gente conseguir olhar todas as mulheres pioneiras e batalhadoras que estão aqui hoje, receber uma homenagem merecida. É o terceiro ano consecutivo que aqui estou e esporo poder participar sempre” declarou.
Há poucos dias, a prefeitura lançou em Lucas do Rio Verde um programa social que vai ajudar famílias no cuidado com filhos recém-nascidos. O Mãe Presente atenderá 50 mulheres que poderão ficar em casa, cuidar do filho, pelos menos até eles completarem três anos de idade. A prefeitura, que organiza o programa, vai pagar auxílio financeiro mensal de até R$ 650, dependendo da quantidade de filhos, para que a mãe ficar na residência cuidando deles, acompanhar a etapa inicial do crescimento e fortalecer o vínculo familiar.