A câmara de Alta Floresta terá um vereador a mais, a partir da próxima legislatura. Os vereadores acabam de aprovar, em sessão extraordinária, que serão 11 legisladores a partir de 2013. Inicialmente, foi debatida a possibilidade de serem criadas mais 3 vagas -passando para 13- baseado no aumento populacional que Alta Floresta teve. Mas, a maioria acabou concordando em aumentar uma vaga, considerando ainda que a atual sede do Poder Legislativo tem 11 gabinetes e, se fossem criadas 3 vagas, seria necessário construir mais duas salas e fazer ajustes no plenário.
Os vereadores Tut e Raimundo Rodrigues votaram contrários ao aumento no número de vagas. Eles defendiam que continuassem sendo 10. O vereador Francisco Militão não esteve na sessão. A emenda à lei orgânica foi aprovada, em dois turnos.
A medida não implicará, diretamente, em aumento de gastos no legislativo porque o percentual de repasse do duodécimo (7% da receita do município) permanece o mesmo. Cada vereador ganha cerca de R$ 4,9 mil (sem os descontos), de acordo com a assessoria.
“Acredito que a composição com 11 vereadores fica apropriada para o nosso município”, disse o presidente Charles Medeiros, ao Só Notícias. “Como temos toda a estrutura operacional, não haverá custos para a câmara. A atual composição, de 10 vereadores, impedia o presidente de votar. Dessa maneira, o presidente também poderá se manifestar em votações de projetos importantes pela composição ser número ímpar”, afirmou. “O aumento de vaga foi amplamente debatido, pedimos opinião da população e também consultamos os vereadores e partidos. Foi escolha muito democrática e bem analisada”, concluiu.
Agora, a câmara vai comunicar a justiça eleitoral de Alta Floresta que vai preparar as eleições do ano que vem com 11 vagas de vereadores.
(Atualizada às 18:17h)