Os vereadores acabam de aprovar, em sessão extraordinária, o projeto de lei 80, no valor de R$ 285 mil, para a compra de 15 cavalos que vão ser doados para a Polícia Militar criar a unidade de cavalaria montada. A prefeitura fará termo de fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública para definir os procedimentos.
Após os trâmites legais, a PM vai criar a unidade com efetivo inicial de 20 policiais militares. O aumento do efetivo vai fortalecer o combate à criminalidade, fiscalização ambiental e demais ações.
O projeto foi aprovado em primeira e única votação, por unanimidade e o presidente da câmara, Daltro Figur, disse que é uma conquista muito grande. “Com a Guarda Civil armada e agora a cavalaria, teremos um tipo de segurança mais próxima da comunidade. Lucas do Rio Verde está fazendo a parte do estado, mas que bom que podemos trabalhar desta forma e só temos que agradecer a todos os envolvidos por mais essa ação,” disse.
Em Nova Mutum, a Cavalaria da PM foi implantada há cerca de dois anos e tem fortalecido o policiamento e participado de operações e inúmeras ações.