A câmara municipal aprovou, esta noite, a doação de um terreno de 3,7 mil metros quadrados para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. O projeto foi aprovado em primeira e única votação e agora vai para sanção do prefeito Juarez Costa. O imóvel, no setor industrial Norte, próximo à Universidade Federal de Mato Grosso, foi doado por uma empresa no setor de imóveis e será repassado para o governo.
O Estado fica obrigado, em contrapartida, a desobstruir, em um prazo máximo de 2 anos, uma parcela da avenida da Integração, hoje ocupada pela sede dos militares. Neste caso, o terreno será revertido em doação para a prefeitura. A sanção também será aplicada caso o novo terreno não seja utilizado para a construção da nova sede, ou as obras não sejam concluídas em três anos.
O novo batalhão será equipado com uma academia completa de 200 metros quadrados, sendo que os materiais e equipamentos já foram entregues pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Entretanto, com a atual falta de espaço, a academia só poderá ser instalada na sede nova. Com a construção, Sinop deverá receber também mais 25 militares.
Na mensagem ao projeto, é apontado que o atual batalhão não comporta mais sua demanda estrutural. “Faltam garagens para as viaturas; alojamentos femininos (desde 2001, o Corpo de Bombeiros de Sinop passou a receber mulheres na função de bombeiros militares), almoxarifado adequado com espaço, segurança e controle de materiais”.
O antigo batalhão foi construído em 1998, no Setor Industrial Sul, região que na época apresentava maior potencial de risco, em razão da quantidade de indústrias e madeireiras.