A prefeita Rosana Martinelli (PR) e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Moacyr do Espírito Santo, assinaram o termo de aceite, que estabelece as condições para um financiamento de R$ 31 milhões, destinado para obras de implantação de ciclovias no perímetro urbano, com fechamento de valas e adequações no sistema de drenagem.
O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) foi lançado pela Caixa, em 2012, para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte, logística e energia, no Brasil. Sinop conseguiu o acesso ao empréstimo após comprovar as exigências feitas pelo banco e demonstrar que tem capacidade financeira para quitar as parcelas.
Conforme o termo de aceite assinado por Rosana e Moacyr, o prazo para começar a pagar será de 24 meses (dois anos). O tempo para quitação do empréstimo é de 96 meses (oito anos).
Apesar do documento ter sido assinado, a autorização para que o financiamento seja efetivado ainda precisa ser dada pela câmara de vereadores. É esperada que uma sessão extraordinária seja realizada, ainda esta semana, para votar o projeto e ser liberada verba para os investimentos.
Há menos de um ano, a prefeita Rosana Martinelli lançou o programa ‘Sinop Mais’, com pelo menos R$ 30 milhões em investimentos, originários de recursos próprios e emendas parlamentares, para obras como asfaltamento e drenagem em ruas no bairro Alto Glória, Jardim Umuarama, Bom Jardim e Setor Industrial.
O Sinop Mais também é responsável por reformas de postos e unidades básicas de saúde, implantação de uma farmácia regional, informatização de unidades de saúde, mudanças de prédios dos postos em 3 bairros.
Na Educação, foram abertas mais mil vagas, e houve aquisição de ônibus e uniformes. Também são realizadas ações e investimentos nas áreas de Esporte, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Finanças, Trânsito, Assistência Social, Meio Ambiente e Cultura.