O prefeito de Itaúba, Levino Heller (PFL) deverá nomear nos próximos meses, um novo secretário de Saúde. O secretário que ocupava a pasta Egídio Engster pediu afastamento em dezembro. Muitos vereadores vinham pedindo a saída dele, sendo que uma reunião com o prefeito chegou a ser realizada para pedir sua exoneração. “Nós queremos melhorias na área da Saúde e falamos para o prefeito que ele não era insubstituível”, disse Valdir Matias (Barbeirinho)
“Ele saiu por vontade própria, não resistiu a pressão política. Mas é um ótimo profissional e vai continuar em nosso município como funcionário concursado da Funasa. Por enquanto, eu mesmo estarei coordenando a Saúde. Ainda não tenho nenhum nome em vista para assumir essa secretaria”, disse o prefeito.
Um dos fatores que causou a saída do secretário foi a perda de alguns convênios na área da Saúde, que diminuíram o volume de AIHs (Autorização para Internação Hospitalar) no Hospital Municipal de Itaúba. Sem esses convênios, o hospital deixa de receber, segundo o prefeito, recursos na ordem de R$6 mil por mês. “Mas eu não culpo o secretário. Esse serviço era de outros funcionários que não providenciaram a documentação. Eles já foram, inclusive, afastados”, afirmou Heller, ao Só Notícias.
O prefeito disse que vai “correr atrás” para recuperar o prejuízo. “Vamos em busca de recursos estaduais e federais sem os quais nosso hospital corre o risco de fechar em 2007. Atualmente, ele vem sendo mantido apenas com recursos municipais”, afirmou.
Só Notícias tentou falar com o ex-secretário mas não foi possível contato.