O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), criticou a falta de pagamento por parte do governo do Estado ao Parlamento estadual. Ele citou que a atual administração tem uma dívida de R$ 70 milhões com a Assembleia Legislativa devido a falta de repasses do duodécimo.
Para o parlamentar, este seria até um caso de ação de improbidade administrativa e impedimento do governador Pedro Taques (PSDB). No entanto, o parlamento estadual é complacente com o gestor estadual devido a crise econômica que o país passa e a crise na saúde. “Se fossemos apelar, tínhamos até como fazer porque ele atrasou. O duodécimo é um direito constitucional e todos sabem disso”, afirmou em entrevista à rádio Capital FM.
Para Botelho, o governador precisa pagar o que deve, não pode simplesmente não fazer nada e se fingir de “surdo-mudo”. Segundo ele, este ano, Taques não o procurou para falar sobre a regularização do duodécimo. “É preciso ter uma proposta de quando e como. E o principal honrar com isso”, disse se referindo que no ano passado foi firmado um termo de compromisso para regularização, que não foi cumprido.