O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) secretário de Ciência, Nilton Borgato vai assumir interinamente a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), em decorrência do falecimento do professor Adriano Silva, de 49 anos, (que comandava o órgão do governo), no dia 3 do mês passado, em decorrência do novo Coronavírus.
O governo do Estado publicou um decreto estabelecendo Nilton Borgato no comando da Fapemat. A nova regra, entretanto, não altera a área técnica e a oferta de bolsas de pesquisa pela autarquia, que permanecerão as mesmas, uma vez que apenas os setores administrativos e financeiros serão executados pela Seciteci.
Ele afirmou que a Fapemat já é vinculada à pasta e a junção do setor administrativo deverá melhorar o trabalho, uma vez que a secretaria dispõe de maior estrutura de pessoal, da chamada área meio, para execução das atividades administrativas.
“A Seciteci e a Fapemat já funcionam no mesmo local e essa junção vai otimizar as ações da fundação. Não há perda de autonomia, pois todas as ações da área técnica continuarão as mesmas e as bolsas de pesquisa serão mantidas. O que teremos é uma grande melhoria na parte administrativa”, disse Borgato,
O secretário permanecerá no cargo até a escolha do novo presidente da Fapemat.“Além disso, temos a intenção de fortalecer pesquisas que atendam às questões emergentes e tragam respostas às demandas do Estado”.