PUBLICIDADE

Bolsonaro lança dia 15 proposta para emancipar UFMT; “Sinop está no meu coração”; assista

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: reprodução - atualizada 14:51h)

O lançamento oficial da proposta para emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso campus de Sinop, que deve se tornar Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT), deve ser no próximo dia 15, quando é comemorado dia dos professores. A cerimônia deve ser em Brasília, e marcará outros lançamentos de institutos federais de ensino e criação de novas universidades.

Em vídeo com o senador Wellington Fagundes (PL), gravado esta manhã em um café realizado pela Frente Parlamentar do Agronegócio, Bolsonaro confirmou que “será um grande evento”. “Parabéns Mato Grosso, parabéns Sinop, que está no meu coração”, disse o presidente, que visitou o município, ano passado.

Para Wellington, atual relator do orçamento do ano que vem na área de Educação, a iniciativa de desmembrar a UFMT e emancipar o campus dará maior autonomia à região. “Especialmente para cumprir a vocação técnica e profissional do município no campo, bem como aumentar a oferta de profissionais capacitados para engrandecer a economia local e gerar empregos”, completou o parlamentar, através da assessoria.

Conforme Só Notícias já informou, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Sinop na última semana, onde participou de reunião na câmara de vereadores para tratar sobre a emancipação. O ministro ouviu manifestações favoráveis de senadores, prefeitos durante o encontro com o reitor da UFMT, dirigentes de entidades e demais lideranças.

Há, atualmente, projeto de lei que tramita no Senado. Em uma análise interna prévia, o MEC constatou que haveria necessidade da criação de 300 novos cargos (70 de técnicos administrativos) e investimento de aproximadamente R$ 8,3 milhões por ano, caso o projeto fosse implementado. A previsão inicial, é que os recursos já integrem a lei orçamentária de 2022.

Em agosto, houve encontro em Sinop, na câmara de vereadores de Sinop para dar continuidade a emancipação, que daria mais autonomia ao campus. Com a implementação, o campus deixaria, por exemplo, de estar muito ligado administrativamente a Cuiabá. Em junho, a reunião foi com representantes do MEC, onde o secretário Wagner Vilas Boas de Souza, deu sinalização favorável para o projeto.

Atualmente, o campus de Sinop conta com cursos de graduação em Agronomia, Matemática, Química, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e Zootecnia. São oferecidos ainda programas de mestrado e doutorado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE