O deputado federal Welinton Fagundes (PL) deve ser transferido ainda hoje (20) para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, a pedido da equipe médica que o atendeu nesta madrugada na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis. Welinton fraturou o fêmur ontem a noite, ao ser atacado por um boi numa arena de rodeios no município de São José do Povo, na região sul do Estado. Pelo menos outras três pessoas foram atacadas, entre elas o deputado estadual Hermínio J. Barreto. Todas foram medicadas e Welinton é o único que continua internado em Rondonópolis.
Segundo informações levantadas pelo site Primeira Hora, Welinton Fagundes e outras autoridades participavam da cerimônia de abertura da Festa do Peão de São José do Povo. Eles estavam no meio da arena de rodeios quando um boi soltou-se do brete e começou a atacar.
Testemunhas contam que o deputado federal chegou a ser atirado para o alto e caiu imóvel. O animal ainda tentou outra investida contra ele, mas foi contido por uma das pessoas que trabalhavam na segurança do evento.
Investigações preliminares apontam que o acidente foi causado por problemas na tranca de segurança do brete. A reportagem ainda não conseguiu contado com os organizadores do evento.
Welinton Fagundes chegou a receber os primeiros socorros em São José do Povo, mas devido a gravidade dos ferimentos foi trazido de ambulância para Rondonópolis – primeiro para o Hospital Regional e a seguir para a Santa Casa. Os médicos consideram que ele não corre risco de morte, mas pediram a transferência para a Brasília como forma de favorecer a recuperação.
A esposa do deputado, a odontóloga Mariene Faundes, disse agora a pouco que a transferência foi definida em comum acordo com os parentes e o próprio deputado. “A idéia e continuar o tratamento de modo a não inviabilizar as atividades dele como parlamentar”, disse ela ao explicar a opção por Brasília.
Conforme Mariene Fagundes, Welinton está lúcido e tranqüilo. Agora pela manhã ele conversou com familiares e amigos. Disse lembrar pouca coisa do acidente e demonstrou otimismo quanto a uma recuperação rápida.
“Foi mais um susto que passamos. Mas a situação está sob controle e a nossa expectativa é de que tudo corra bem, com uma recuperação rápida e sem seqüelas”, concluiu Mariene.