O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento para os três primeiros projetos do programa ProCopa Arenas para a construção de três estádios para a Copa do Mundo de 2014. Os estados beneficiados em um primeiro momento são a Bahia, o Ceará e o Mato Grosso, todos sedes do Mundial. Ao todo, o Governo vai liberar cerca de R$ 1,06 bilhão para realizar parte das obras. O estado que vai conseguir o maior valor de investimento é o Mato Grosso. A arena, que será construída em Cuiabá e batizada de Pantanal, será construída com R$ 393 milhões de financiamento do BNDES, o que corresponde a 74% do investimento total do empreendimento. O estádio terá capacidade para 42 mil pessoas e será inaugurado nos mesmos moldes da Arena Olímpica de Basquete e do Estádio Olímpico, ambos em Londres e que serão utilizados nas Olimpíadas de 2012.
A arquibancada da Arena Multiuso Pantanal poderá ser removida após o término da Copa do Mundo. Com isso, a capacidade do local seria reduzida para 27 mil pessoas, diminuindo os custos de manutenção do equipamento e de pessoal. De acordo com o BNDES, o projeto está alinhado com o plano de desenvolvimento do Estado do Mato Grosso.
Pelo estudo realizado antes da liberação do empréstimo, cerca de quatro mil empregos serão gerados para a construção da arena, que ficará sob a responsabilidade do Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior. Atualmente, as empresas estão cuidando das obras de fundação do local. A expectativa é que o estádio fique pronto até o fim de 2012.