Se as eleições fossem hoje, a corrida pela segunda vaga ao Senado seria definida somente na hora do voto com os três candidatos que aparecem em segundo e terceiro lugares disputando a simpatia de cada eleitor, num outro embate histórico para Mato Grosso. A pesquisa Gazeta Dados, divulgada hoje em A Gazeta, indica quadro de empate técnico entre Carlos Abicalil (PT) com 29%, Antero Paes de Barros (PSDB) com 28% e José Pedro Taques (PDT)com 28%.
O ex-governador do Estado Blairo Maggi (PR) tem uma posição bastante tranquila ao apresentar 64% da preferência dos eleitores. A variação do percentual do republicano em uma semana está dentro da margem de erro da pesquisa, fixada em 3%. Ele subiu de 63% para 64%.
As diferenças de Abicalil, Antero e Taques em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro, de 28%, 27% e 26% são mínimas. Nela, os índices já mostravam situação de empate técnico. Uma semana depois, o que aparece é o candidato petista com 1 ponto a mais, o tucano também com 1 a mais e o pedetista avançando 2 pontos.
Avaliando o resultado das pesquisas Gazeta Dados, desde o primeiro levantamento realizado entre 14 e 16 de agosto, a dança dos números alterou bastante a situação do pedetista Pedro Taques. Ele iniciou a disputa com 9%, foi a 17%, 26% e agora tem 28%, 19 pontos percentuais de crescimento num intervalo de cerca de 40 dias.
Já Antero aparecia com 29% na primeira sondagem, 26% na segunda, 27%, na terceira e chega a 28%. Carlos Abicalil partiu de 21%, foi a 28%, permaneceu com os mesmos 28% e agora está com 29%. Os demais nomes que estão concorrendo, Procurador Mauro (PSOL), Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), apresentaram percentuais de 5%, 3% e 1%.
Os dois votos – Desde a primeira rodada de pesquisa, o Gazeta Dados faz simulações do comportamento do eleitorado, estimado em 2.095.825 no Estado, a respeito do primeiro e segundo votos ao Senado. Para a 1ª vaga, Blairo Maggi chega a 54% das intenções de voto, acompanhado em segundo lugar por Taques, com 15%, Antero com 9% e Abicalil com 6%.
O total de indecisos é representativo e atinge 10%. Considerando as estatísticas do TRE, seriam mais 200 mil votos do conjunto de eleitores no Estado. Na amostragem, brancos e nulos reúnem 4%.
A pretensão do eleitor para a 2ª vaga ao Senado indica um quadro inverso com o petista na liderança ao atingir 23%, 2 pontos a mais que na pesquisa anterior. Ele é seguido por Antero com 19%, que também cresceu 2 pontos. Taques com 13%, um recuo de 2 e Maggi com somente 10%.
Neste caso, a soma de eleitores indecisos é muito elevada, alcançando 22%, 12% a mais que na decisão do 1º voto. Brancos e nulos são também maiores e sobem para 6%. A dúvida sobre a segunda vaga é que indica um quadro muito tenso ao Senado. Qualquer fato envolvendo os candidatos à senatória até o dia 3 pode alterar o comportamento do eleitor e levar os indecisos a optar por um determinado político.
O Instituto Gazeta Dados faz pesquisas para divulgação nas empresas do Grupo Gazeta de Comunicação. Através da técnica Survey com questionários estruturados é capaz de gerar resultados bem próximos à margem de erro, definida em 3% para 1 mil entrevistados de sete regiões, representados em 40 municípios, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 39.272/2010.
Na quarta rodada estadual, o instituto entrevistou 1 mil eleitores, sendo 52% formado por homens e 48%, por mulheres. A maior parte tem acima de 45 anos, pratica o catolicismo (62%), cursou apenas o ensino fundamental (68%) e recebe até 5 salários mínimos (71%).