Já está em fase final a primeira reforma administrativa do segundo mandato do governador Blairo Maggi (PR). As mudanças devem ser anunciadas nos próximos dias com o sojicultor Moisés Sachetti deixando a presidência do Detran para assumir a secretaria de Administração.
Nos corredores do Palácio Paiaguás é grande a movimentação e os comentários sobre a decisão do governador Blairo Maggi em promover a primeira reforma administrativa de seu governo. Segundo os principais assessores palacianos o objetivo é fazer com que a máquina seja mais eficaz e possa atender de maneira mais rápida e objetiva a população.
Mas a decisão de promover a mini-reforma foi motivada pela decisão de emplacar no segundo escalão da administração Lula o secretário de Educação Luiz Antônio Pagot, que vai para o Dnit – Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre com um orçamento de R$ 7 bilhões para ser alocados na recuperação de estradas federais.
Com a mudança de Pagot para Brasília, Blairo Maggi resolveu indicar para a Educação o vice-governador Silval Barbosa, do PMDB e ampliar a mini-reforma com mudanças estratégicas.
Assim, Moisés Sachetti que estava cotado para ocupar uma vaga no segundo escalão do Ministério da Agricultura vai deixar a presidência do Detran para assumir a vaga de Geraldo de Vito na Secretaria de Administração. Vito será transferido para a Procuradoria Geral do Estado no posto hoje ocupado por João Francisco.
A vaga de Moisés Sachetti no Detran foi definida pelo governador durante um jantar na última sexta-feira, quando confirmou que o posto será de Teodoro Lopes, o Doía, que já trabalha no órgão e conhece muito bem a estrutura administrativa do Detran