O governador Blairo Maggi cogita a possibilidade de substituir o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, pelo chefe de gabinete e ajudante de ordem, major Eumar Novack. Ele está fazendo, informalmente, uma consulta a vários representantes de setores para saber a reação sobre a mudança na Sejusp. “Até agora, a substituição teve a aprovação da maioria”, informou um fonte palaciana.
A decisão de substituir Carlos Brito, segundo a fonte, já foi tomada pelo chefe do executivo estadual desde a semana passada. O secretário teria conseguido criar muita inimizade dentro e fora da pasta. “Se o Brito não sair, a Assembléia Legislativa vai criar a CPI da Segurança Pública”, revelou um deputado, ao observar que, na semana passada, o deputado Percival Muniz (PPS) ameaçou apresentar a proposta.
Sem apoio interno e diante da pressão dos parlamentares, Maggi analisa a possibilidade de remanejar Carlos Brito ou para a Cultura ou para a Secretaria do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). A outra opção seria “arrumar” uma vaga na Assembléia Legislativa, mas, para isso, o deputado Otaviano Pivetta (PDT) teria que se licenciar do cargo, o que é um complicador a mais.
A preferência do governador por Eumar Novack é baseada, principalmente, no fato dele ter feito, nos últimos anos, cursos de aperfeiçoamento tanto no Brasil como no exterior. No final de 2006, logo após a reeleição de Maggi, uma fonte revelou A Gazeta que, naquela época, o governador já avaliava a possibilidade de indicá-lo para a Sejusp. “O Novack tem a confiança de Maggi e competência para assumir a Sejusp”, ressaltou a fonte.
Ontem, Blairo confirmou o presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias, na Secretaria de Fazenda, enquanto o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, substitui Alexandre Furlan na Indústria e Comércio.