O secretário adjunto de gestão Sistêmica da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, Ezequiel Lara, vai representar Mato Grosso no Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da área de influência da BR-163, criado pelo governo federal, em dezembro passado. Ele foi escolhido pelo governador Blairo Maggi e o ato com sua designação foi publicado no Diário Oficial do Estado. O chefe do escritório de Mato Grosso em Brasília, Jefferson de Castro Ferreira Junior é o suplente de Ezequiel.
O comitê vai fiscalizar e acompanhar as decisões da Câmara de Políticas de Integração Nacional para as obras de pavimentação da rodovia, entre Guarantã do Norte -divisa de Mato Grosso e Pará- até Santarém, onde está o porto, para escoar a produção agrícola e madeireira das regiões Norte e Médio-Norte Mato-grossense, com maior rapidez e economia.
A pavimentação de aproximadamente 900 km e construção de dezenas de pontes esta avaliada em R$ 1,5 bilhão e a projeção do DNIT é que as obras sejam concluídas em 3 anos.