O senador mato-grossense Blairo Maggi (PR) comandará a subcomissão criada no Senado Federal e que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Na prática, o senador terá entre as atribuições, a responsabilidade de monitorar os preparativos do Mundial de 2014 nas 12 subsedes, incluindo Cuiabá, e das Olimpíadas, que terão como sede o Rio de Janeiro. A votação aconteceu, hoje de manhã.
De acordo com a assessoria de imprensa, a escolha de Maggi para a presidência da recém-criada subcomissão referenda o ex-governador como “porta-voz” da Copa e das Olimpíadas dentro do Senado. O vice-presidente desta comissão ficará a cargo do senador paraibano, Cícero Lucena (PSDB). A Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 é vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado.
Entre as articulações cabíveis, Maggi aponta a interface com instituições de controle externo do país, incluindo Ministério Público e Tribunais de Contas. “Vamos fazer os debates e chamamentos necessários. A esfera pública e sociedade precisam estar unidas em torno da Copa e das Olimpíadas. Meu desejo é que todo mundo tenha a percepção de que esses grandes eventos esportivos são um compromisso do país, e não apenas de Cuiabá, do Rio de Janeiro ou de qualquer outra cidade”, alertou por meio da assessoria.
A subcomissão da Copa e das Olimpíadas é composta por nove membros titulares e igual número de suplentes, sendo três do bloco de apoio ao governo (PT/PR/PDT/PSB/PCdoB/PRB), três do bloco PMDB/PP/PSC/PMN/PV, dois do bloco PSDB/DEM e um do PTB. Os demais membros da subcomissão ainda não foram divulgados.
(Atualizada às 17h36)