PUBLICIDADE

Blairo lidera com folga também em Lucas, aponta Gazeta

PUBLICIDADE

Já se as eleições em Lucas do Rio Verde, para as vagas de senador da República (neste ano serão eleitos dois senadores por Estado) fossem hoje, Blairo Maggi (PR) conquistaria a primeira vaga com 68% dos votos. Como cada eleitor tem direito a dois votos em candidatos diferentes as preferências pelo ex-governador foram de 61% no primeiro voto e 7% no segundo voto, conforme o Instituto Gazeta Dados que ouviu 300 eleitores no município, conhecido nacionalmente pelo desempenho na economia sustentada pelo agronegócio.

Logo atrás de Maggi, vem o petista Carlos Abicalil com 31% das intenções totais de voto, sendo 9% no primeiro voto e 22% no segundo e Antero Paes de Barros (PSDB) com 18% totais, com 3% no primeiro voto e 15% no segundo. O ex-procurador da República e candidato ao Senado pelo PDT, Pedro Taques aparece com apenas 8%. Ele é o principal candidato da chapa Mauro Mendes (PSB) governador e Otaviano Pivetta (PDT) vice. O pedetista tem em Lucas o principal reduto eleitoral. Já o democrata, Jorge Yanai ,que tem sua base de atuação política em Sinop, aparece com 6% dos votos.

O procurador Mauro (PSOL) e Naildo da Silva Lopes (PV) aparecem com 3% das intenções de votos somados. Para os valores totais não há especificações quanto a indecisos ou ninguém, branco ou nulo. Já quando repartidos por votos, ou seja, no 1º voto ou no 2º, os números de indecisos são 11% no primeiro voto e 28% no segundo. Já para ninguém, branco ou nulo, aparecem 8% no primeiro voto e 16% no segundo.

Rejeição
Naildo Lopes (PV) aparece com 12% de rejeição entre os entrevistados e logo em seguida Pedro Taques (PDT) e Jorge Yanai (DEM), ambos com 4% cada um. Blairo Maggi (PR), Antero Paes de Barros (PSDB) e o Procurador Mauro (PSOL), tem 3% de rejeição e o petista Carlos Abicalil 2%. Neste quesito surgem como indecisos 46% dos entrevistados e 23% para ninguém, branco ou nulo.

O mandato de senador é de oito anos. Em 2006 foi eleito Jaime Campos (DEM) que conclui seu mandato apenas em 2015. Neste ano estão encerrado os mandatos de Serys Marly, candidata a deputada federal e de Jonas Pinheiro falecido em 2007 e que tem sua vaga atualmente ocupada por Jorge Yanai (DEM). Os eleitos em 2010, serão empossados em 2011 e terminam mandatos em 2019.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE