O Programa Pantanal, os recursos FAT e a BR-163 foram os temas dos encontros do governador Blairo Maggi com vários ministros nesta quinta-feira (02), em Brasília.
Em seu encontro com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o governador e o secretário Marcos Machado (Meio Ambiente) apresentaram a nova formatação do Programa Pantanal. O programa, a ser realizado em parceria entre governo federal, Estados e Municípios, tem o objetivo de financiar projetos de preservação do Pantanal Mato-grossense, dentre eles o de saneamento básico.
Durante a audiência, o governador convidou a ministra para dois importantes eventos em Cuiabá: o primeiro, nesta sexta-feira (03/02), de lançamento do Sistema Compartilhado de Fiscalização Ambiental, que permitirá o controle sobre o desmatamento e as queimadas no estado; e, o segundo, a ser realizado em maio deste ano, um encontro para a discussão de inúmeros temas, como o monitoramento de propriedades agrícolas, a psicultura e as novas atribuições da Sema.
Com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o governador discutiu o emprego de recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) em atividades ligadas ao agronegócio, como por exemplo, a qualificação profissional de trabalhadores. Em posse dos dados do desemprego gerado pela atual crise do agronegócio, o ministro sinalizou positivamente em relação à proposta.
Com o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), o tema do encontro foi novamente o projeto de conclusão das obras da BR-163 – e a reunião serviu para o governo do Estado e o governo federal discutiram o andamento do projeto, que já está na mesa do ministro.