O governador Blairo Maggi vai se reunir, na próxima terça-feira, com o secretário Baiano Filho (PR), o presidente do DEM-Sinop, Dilceu Dal Bosco e o prefeito Nilson Leitão (PSDB) para detalhar a pesquisa qualitativa feita por um instituto apontando a opinião do eleitorado sinopense sobre o perfil do próximo prefeito. Blairo confirmou, ao Só Notícias, que a pesquisa é ampla e mostrará se a população deseja um prefeito com perfil empresarial ou político. “A pesquisa não é para saber quem está na frente, mas para identificar estas características”, disse Blairo, que encomendou a pesquisa. “É com base nestes números e informações que vamos tomar uma decisão de grupo. Não tomarei decisão sozinho e meus aliados têm plena liberdade para escolherem com quem quiserem estar coligados”, disse Blairo, descartando qualquer restrição para demais partidos que não compõem sua base.
A pesquisa deve ser um fator determinante na escolha do candidato a prefeito que poderá contar com apoio de Blairo, Leitão e Dilceu. O secretário Baiano Filho (PR) tem apoio do governador mas, nos bastidores, já admite recuar para compor. O empresário Roberto Dorner (PDT) tem grandes chances de contar com apoio de PR, DEM e PSDB. Dorner é aliado do governador e tem conversado com Baiano e Nilson Leitão sobre possível coligações. Nas recentes pesquisas, tem aparecido em 2º lugar.
O deputado Juarez Costa (PMDB), que lidera as pesquisas de intenções de votos, espera contar com apoio do governador. Ele conversou, esta semana, com o secretário Baiano Filho que descartou qualquer entendimento. Magoado por Juarez não cumprir acordo para lhe apoiar este ano – em retribuição ao apoio que recebeu na campanha para deputado estadual-, Baiano disse ao deputado que não haverá novo acordo.
O encontro entre os dois foi sugerido pelo governador Blairo Maggi, quando Juarez foi pedir apoio para sua candidatura, recentemente.
Blairo, em entrevista ao Só Notícias, voltou a falar sobre o acordo assumido por Juarez com Baiano. “Esse acordo não foi com o PMDB, mas sim com o deputado Juarez. Agora, se não puder cumprir, não se morre pelas eleições. Cada um vai para um lado, disputa a eleição e acho salutar que tenham vários candidatos. Mas, que tinha um acordo, tinha!”, afirmou o governador.
Blairo não previu quando seu grupo, com base nos dados da pesquisa que encomendou deve definir qual candidato apoiará.