O governador Blairo Maggi disse hoje, em entrevista na TV Assembléia, que a nomeação de Luiz Antonio Pagot (ex-secretário de Educação e de Infra-estrutura) no Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) deve contribuir para o avanço do processo para pavimentação da BR-163 até a divisa com o Pará.
“O país deve à população que foi para a região Norte de Mato Grosso. Eles foram atrás de um sonho, mas também de um programa de Governo Federal, por isso, a União tem uma divida com essa população. Hoje a dificuldade de implantá-la é menor que há três anos. Por isso estamos trabalhando para colocar Luiz Antonio Pagot no Dnit. Com ele no órgão, a chance de a pavimentação da BR-163 sair é muito maior”, declarou.
A pavimentação da rodovia, entre Guarantã do Norte ( divisa) até o porto em Santarém (PA), -aproximadamente mil km-, está inserida no PAC, mas os prazos para iniciá-las não foram cumpridos. A demora na eliminação de pendências burocráticas está inviabilizando o início das obras este ano porque, em dezembro, o período chuvoso impedirá o trabalho de empreiteiras.
Maggi também se pronunciou sobre a implantação da CPI da Sema, que apura principais entraves na gestão ambiental do Estado. Disse que a “questão da Sema não é problema do secretário”. Luiz Daldegan está a frente da pasta há cerca de um ano e está sendo muito criticado. Já foi cogitada sua possível exoneração do cargo. “No meio ambiente de 2003, até hoje, tivemos grandes avanços. Um deles é a questão do desmatamento, que está controlado. Mas a partir do momento que receber o relatório, seja parcial ou final vou fazer as mudanças sugeridas pela CPI. Lá tem uma demanda muito grande, as pessoas mandam os projetos para Sema de forma errada”, defendeu.
A CPI foi implantada no início do mês e tem 180 dias para concluir os trabalhos.