PUBLICIDADE

Blairo detalha REDD e diz que dá dinheiro preservar floresta; veja vídeo

PUBLICIDADE


 

O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, está em Copenhague para defender que o mecanismo de REDD entre para o texto final do acordo que deve sair da COP15. Ele considera que seu estado é um dos mais preparados para receber o os recursos provenientes desse tipo de incentivo à preservação florestal.

Blairo já foi nacionalmente criticado pelas altas taxas de desmatamento no Mato Grasso e teve desentendimentos públicos com o ministro Carlos Minc, do Ministério do Meio Ambiente, no que se referia à proteção de florestas. Hoje, a imagem pública do governador é outra. Há quem diga que ele viu na sustentabilidade mais uma forma de atrair recursos financeiros. Seja qual for o motivo, seu trabalho tem sido elogiado.

Ele contou que o desflorestamento matogrossense caiu de 2 mil Km² em 2005 para mil km² atualmente. O valor ainda é alto, mas a redução precisa ser considerada. “Agricultores e pecuaristas vêm fazendo uma conta simples do custo de oportunidade de preservar a floresta”, diz. “Temos a expectativa de que a floresta em pé valerá mais”.

De acordo com ele, Mato Grosso é o maior produtor de soja e algodão e o segundo maior produtor de milho do país e utiliza apenas 8% de seu território para a agricultura e mais 25% para a pecuária.

Ele reforça que a área de conservação do estado é de 64% e que o mecanismo de REDD seria uma maneira de incentivar que os agricultores que podem desmatar os 20% de suas terras, permitidos pela legislação brasileira, não o façam. Blairo diz que áreas indígenas e unidades de conservação também seriam beneficiadas com os recursos.

Sua intenção é deixar pronta, antes de sua saída do governo em abril do ano que vem, uma legislação subnacional que dê condições para que o REDD possa funcionar.

 

Leia mais
Blairo diz na Dinamarca que MT valoriza floresta em pé

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE