PUBLICIDADE

Blairo defende plano emergencial de governo para não faltar fertilizantes

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O ex-ministro da Agricultura e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi esclareceu, hoje, que é favorável a criação de um Plano Emergencial de Governo a fim de garantir a produção nacional de fertilizantes uma vez que, além do Brasil importar 70% desses produtos, sendo que 30% desse total vem da Rússia (que está em guerra com A Ucrânia e pode reduzir venda de fertilizantes). Ele afirma que não tem defendido a exploração de minérios em terras indígenas.

“Estamos falando de uma realidade de mercado preocupante e que exige um planejamento de governo. O que eu defendo
é a criação de um plano nacional emergencial para aumentar a produção dos insumos e diminuir a dependência externa”, declarou, através da assessoria. “Hoje, não temos uma legislação que seja adequada para esse fim, então, é necessário partir do princípio e respeitar os ritos de audiência pública, realização de estudos técnicos, oitiva junto às comunidades indígenas, participação de toda a sociedade civil organizada e órgãos ambientais. Qualquer coisa diferente disso é temerário”, acrescentou defendendo debate na esfera técnica, ambiental, social e política.

Há apreensão de alguns setores que, com a guerra, possa eventualmente faltar fertilizantes para plantio de soja, milho e outros. Haveria estimativa do governo que os estoques durariam até outubro.

Na Câmara dos Deputados tramita projeto que regulamenta o § 1º do artigo 176 e o § 3º do artigo 231 da Constituição para estabelecer as condições específicas para a realização da pesquisa e da lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos e para
aproveitamento de recursos hídricos para geração de energia elétrica em terras indígenas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito comemora implantação da DERF em Lucas do Rio Verde

O prefeito Miguel Vaz comemorou o anúncio do governador...

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...
PUBLICIDADE