PUBLICIDADE

Blairo convida PT para participar de seu governo

PUBLICIDADE

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi convidado oficialmente hoje a participar do governo Blairo Maggi. O convite foi feito pelo próprio governador, que vem se aproximando dos petistas desde que declarou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o segundo turno das eleições passadas. Após emplacar o secretário Luiz Pagot, na presidência do DNIT, e ainda articular para ‘ganhar’ a presidência da Conab, Blairo mostra ao PT que a ‘recíproca é verdadeira’ e abre espaço no primeiro escalão de seu governo para os “companheiros” petistas.

O deputado Saguas Moraes deve assumir a Secretaria de Educação, já que Blairo não aceitou entregar a pasta verticalizada para o PMDB. O governador já tinha anunciado que o vice, Silval Barbosa, assumiria a Seduc. Mas o partido queria as 4 secretarias adjuntas, hoje com PTB e PP. Blairo manifestou aos líderes petistas a preferência por Saguas, que é médico, foi prefeito de Juína e está no segundo mandato na Assembléia.

Para o deputado federal Carlos Abicalil (PT), que participou do encontro juntamente com representantes do diretório regional do partido em Mato Grosso, o convite do governador sela a aproximação do PT e Maggi. Além disso, acrescenta o deputado, atende à proposta do presidente Lula de compor um governo de coalizão de partidos e forças sociais, já que para a coalizão nacional ter sucesso a articulação deve ser realizada também nos estados e municípios.

Abicalil não descartou a possibilidade do PT assumir alguma secretaria do governo estadual, mas avisou que antes de anunciar quem comandará que pasta o partido irá se reunir e discutir as propostas. “Temos três áreas prioritárias no Estado: Educação, Saúde e Agricultura. Para cada uma temos nomes a oferecer, mas antes precisamos levar o debate ao partido”, lembra.

A reunião entre os petistas e o governador colocou em prática uma resolução do PT, do dia 10 de março, que é estabelecer um canal de conversação com o governo do Estado para discutir ações conjuntas dos governos Federal e Estadual; e orientar a bancada da Assembléia Legislativa de Mato Grosso para apoio aos projetos apresentados pelo Executivo, desde que sejam de interesse do povo do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE