PUBLICIDADE

Blairo chama INPE de “mentiroso” e questiona dados do desmatamento

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi ficou irritado com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontando aumento nos desmatamentos ilegais de Mato Grosso. Blairo classificou o INPE de “mentiroso”. Em entrevista ao Estadão, disse que os dados “não são verdadeiros “com base no trabalho dos nossos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, que vem promovendo um arrocho nos últimos anos. O Inpe está mentindo a serviço de alguém. Queremos saber a serviço de quem. Falei com a ministra (sexta-feira) pela manhã longamente pelo telefone e mostrei que os números que apresentaram a ela não têm consistência”, disse o governador.

“Sobre os números de outubro a dezembro, ainda não posso dizer quanto é verdadeiro. Mas, dos números de abril a setembro do Deter, verificamos mais ou menos 300 pontos. Já temos os laudos de 113. Desses, em 91 (80,53%), o desmatamento não existiu ou é antigo e deve ter entrado em algum outro momento estatístico. Dentro de 20 a 30 dias terei o restante. Acho muita irresponsabilidade da parte do Inpe lançar para o mundo os números sem checar na realidade do campo o que está acontecendo”, afirmou o governador que, ano passado, chegou a fazer viagens internacionais e se reunir com ONGS para apresentar medidas visando recuperação e preservação ambiental.

Blairo, porém, não respondeu a alfinetada da ministra Marina Silva que apontou falta de colaboração do governador para conter os desmatamentos.

Leia mais
Governo proíbe desmatamento em 19 municípios de MT

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE