O governador Blairo Maggi lamentou hoje de manhã, quando retomou suas atividades de gabinete e recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, que o programa de recuperação emergencial das estradas brasileiras, lançado hoje pelo Governo Federal, tenha chegado com atraso de pelo menos três anos e não será eficaz em função de ter início exatamente no período das chuvas. “Tapar buracos no meio da chuva é jogar dinheiro fora, daqui a um ano vamos estar com os mesmos problemas”, enfatizou ele.
Segundo Maggi, não teve governador que cobrou tanto quanto ele ao Governo Federal pelas estradas. “Eu cobrava sempre, fui um chato. Desde que assumimos o Governo do Estado temos cobrado do Governo Federal recursos para a recuperação das nossas BRs, mas nunca trouxeram. Nesses três anos estamos construindo e recuperando as MTs e ainda fazendo serviços emergenciais em alguns trechos das BRs que passam por Mato Grosso, por meio de consórcios com produtores, coisa que nem é de nossa responsabilidade”, ressaltou.
O governador destacou que, sem nenhuma contrapartida do Governo Federal, é com recursos do Governo do Estado e de produtores rurais por meio de consórcios que estão sendo recuperados 32,3 quilômetros da BR-163 entre Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo. “A única parceria que estamos fazendo com o Governo Federal é na BR-158, que foi fruto de uma negociação na qual a cada real da União, o Estado entra também com um real”, observou.
De acordo com Maggi, o Estado não recebeu nenhum tostão para a recuperação de rodovias federais mas, se tivesse fechado algum acordo com o Governo Federal de repasse de recursos, como aconteceu com nove estados do país, aplicaria na recuperação das estradas. “Eu não tenho preguiça, sou responsável, certamente os serviços já teriam sido realizados nessas BRs e a situação delas seria outra”, acentuou. Ele reafirmou seu compromisso de que a cada real investido em estradas, pelo Governo Federal em Mato Grosso, o Governo do Estado dará a contrapartida de mais um real.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, também presente na coletiva, “o programa é visivelmente eleitoreiro”, afirmou ele. Segundo o secretário, no final do governo Fernando Henrique Cardoso, uma medida provisória contemplou três estados com o repasse de recursos destinados à recuperação das estradas federais. “No governo Lula, mais seis estados foram beneficiados com repasse com o mesmo objetivo, mas Mato Grosso ficou de fora desses acordos, só que, naqueles estados, o dinheiro não foi usado para a realização dos serviços, foi desviado para outros fins”, esclareceu.
Participaram da coletiva, além de Luiz Pagot, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Leovaldo Sales, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Brugnolli.
PROGRAMA – De acordo com o Ministério dos Transportes, o programa prevê a realização de operações tapa-buraco, recapeamento, pavimentação, sinalização e recuperação de pontes nas estradas. Em Mato Grosso, o Governo Federal aplicará mais de R$ 22 milhões.
BR-070
Pelo programa, os serviços em Mato Grosso serão realizados na BR-070, no trecho entre Barra do Garças e o entroncamento com a MT-110, numa extensão de 193 quilômetros; entre o entroncamento da MT-110 e Campo Verde, extensão de 152,10 quilômetros; entre Campo Verde e São Vicente, extensão de 75,90 quilômetros; entre o Trevo Lagarto e Cáceres, extensão de 204,90 quilômetros; e em Cáceres, recuperação emergencial de ponte sobre o rio Paraguai.
BR-158
Já na BR-158, as obras serão entre a divisa PA/MT e Confresa, numa extensão de 138 quilômetros; entre Confresa e o entroncamento com a BR-242, num trecho de 132 quilômetros; e entre entroncamento com a BR-242 e Ribeirão Cascalheira, trecho de 130 quilômetros. Foram selecionadas também obras na BR-163, do entroncamento da MT-423 a Itaúba, extensão de 18 quilômetros; entre Santa Helena e Guarantã do Norte, extensão de 112,20 quilômetros, e entre Guarantã do Norte e a divisa MT/PA, extensão de 53,70 quilômetros.
BR-242
Serão realizados serviços de manutenção e recuperação entre São Félix do Araguaia e o entroncamento com a BR-158, extensão de 119 quilômetros.
BR-364
Na BR- 364 foram selecionados trechos entre Alto Araguaia e o entroncamento com a BR-158, extensão de 112,90 quilômetros; do entroncamento com a MT-455 às proximidades de Cuiabá, extensão de 18 quilômetros; proximidades de Diamantino a Mundo Novo, extensão de 164,30 quilômetros; e entre Mundo Novo e Campo Novo dos Parecis, extensão de 80 quilômetros.