O governador Blairo Maggi acaba de fazer a abertura oficial da Exponop 2007. Acompanhado do presidente Joaquim Martins Neto e diretores, Blairo descerrou a fita, no escritório da Acrinorte, e está visitando os estandes do parque de exposições. “A feira está muito bonita e cada vez mais forte”, elogiou Blairo. O vice-governador Silval Barbosa, os deputados Juarez Costa e Dilceu Dal Bosco, o vice-prefeito Aparecido Granja, vereadores e demais lideranças acompanharam o governador na visita ao parque de exposições.
Antes, Blairo recebeu dirigentes de entidades que entregaram um documento, elaborado pela equipe do Codenorte – Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso- com levantamento técnico, trecho por trecho, da BR-163 e pedindo apoio para eliminar algumas pendências burocráticas, no Governo Federal, para a obra ser feita.
A luta do setor político e empresarial é para pavimentar 900 km da rodovia, entre a divisa de Mato Grosso e o porto em Santarém (PA), barateando consideravelmente o frete para exportar a safra agrícola e a madeira.
Em seu discurso, no jantar, Blairo parabenizou a diretoria da Exponop pelo empenho na realização da feira, que está entre as três maiores de Mato Grosso, reafirmou que continua empenhado para que a pavimentação da BR-163 inicie logo e disse que há alguns entraves burocráticos que precisam ser eliminados.
O governador também conclamou as lideranças políticas de Sinop para se unirem e superarem o momento “difícil” que a cidade atravessa por ter sido inserida na Operação Navalha, que resultou na prisão de 47 pessoas, dentre elas o prefeito Nilson Leitão. Blairo não condenou o prefeito sinopense e chamou a atenção da oposição para que não use politicamente o fato para tirar proveito. Ele afirmou que conversou com o secretário Baiano Filho e o deputado Juarez Costa para evitar “esta situação”, porque Sinop é quem sai perdendo. Ele lembrou que muita coisa que é apontado não é provado. Blairo citou o caso do ex-secretário de seu governo Moacir Pires, que foi preso acusado de crimes ambientais, e, “3 anos depois nada foi comprovado e ele teve sua imagem muito prejudicada”, afirmou, fazendo comparação com o caso de Leitão.
O prefeito não foi a solenidade de abertura da Exponop. Mandou uma carta a diretoria da Acrinorte, lida pelo deputado Dilceu Dal Bosco, em seu discurso. Nela, afirma que, devido ao “momento triste” que está enfrentando, prefere ficar com a família, mas que está empenhado em esclarecer sua inocência neste episódio.
(Atualizada às 22;13hs)
Leia mais
Começa Exponop: expositores confiantes em bons negócios
Exponop: empresa apresenta fábrica de biodiesel
Exponop terá 7 leilões e o primeiro é neste domingo com 2.500 animais