O desembargador Antônio Bitar Filho comanda hoje a última sessão plenária da sua gestão como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, encerrando como membro do TRE. O juiz Alexandre Elias Filho foi escolhido para proferir o discurso de despedida em nome do pleno.
Bitar deve destacar as principais ações que marcaram a sua gestão no Tribunal. Ações que incluem tanto o lançamento da pedra fundamental da Casa da Democracia, considerada a segunda maior obra da Justiça Eleitoral no Estado, e as recentes visitas às várias prefeituras em busca de doações de terrenos para a construção de cartórios, quanto a realização das eleições gerais de 2006, que registrou a apuração mais rápida da história de Mato Grosso.
O desembargador tomou posse como membro do TRE para um biênio, em 29 de março de 2005. Em 18 de abril de 2006 ele assumiu a presidência do Tribunal tendo como vice o desembargador José Silvério Gomes.
Com o fim do biênio de Bitar, o vice-presidente José Silvério assumirá a presidência interinamente até a posse do novo membro, o desembargador Leônidas Duarte Monteiro. Com a posse de Leônidas ocorrerá a eleição para a presidente do Tribunal – escolhido entre os dois desembargadores do Tribunal de Justiça, como dispõe o regimento interno do TRE.
O desembargador Leônidas Monteiro terá, a partir de quinta-feira (29), prazo de 30 dias para tomar posse como membro do TRE.