O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está realizando o cadastro biométrico de eleitores de Cuiabá e Várzea Grande no atendimento ordinário dos cartórios eleitorais. Isso significa que o comparecimento não é obrigatório neste momento. O eleitor destes municípios que não fizer o cadastramento biométrico até o próximo ano poderá votar em urnas eletrônicas comuns nas eleições de 2016, já que o sistema de votação será híbrido (com biometria e sem biometria).
Pelo planejamento da Justiça Eleitoral, a revisão do eleitorado de Cuiabá e Várzea Grande, na qual é obrigatório o comparecimento, só deverá ocorrer em 2017. O cadastramento biométrico ordinário, não obrigatório, começou no mês de fevereiro em Várzea Grande, e em agosto de 2015 na Capital de Mato Grosso.
O esclarecimento busca corrigir uma informação incorreta que está sendo disseminada por corrente de WhatsApp. No texto, as pessoas são incentivadas a buscar a Justiça Eleitoral e efetuarem seu cadastramento. O erro na mensagem consiste em dizer que este processo seria obrigatório já neste momento, antes das Eleições 2016.