PUBLICIDADE

Bezerra quer mudar lei eleitoral e vetar mandatos dos “sem votos”

PUBLICIDADE

O candidato que, nas eleições proporcionais, não obtiver nenhum voto, não será incluído na lista de suplentes pela justiça eleitoral. A proposta foi apresentada pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) acrescentando artigo ao Código Eleitoral. A iniciativa do deputado partiu em razão do fato inusitado que ocorreu recentemente no município piauiense de Queimada Nova, quando a justiça eleitoral empossou vereador um candidato que não obteve nenhum voto nas eleições.
A decisão ocorreu porque três vereadores e seus suplentes foram cassados por infidelidade partidária, não tendo sobrado nenhum suplente da coligação.

“A legislação eleitoral vem permitindo a ocorrência de situações frontalmente contrárias ao sistema representativo e atentatórias à cláusula pétrea do voto direto, secreto, universal e periódico consagrada pela Constituição Federal”, argumenta Bezerra.Para o deputado, esse tipo de situação macula o sistema eleitoral, em detrimento do direito de voto e, em última instância, do exercício da função legislativa na Câmara dos Deputados, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais. “O projeto pretende aperfeiçoar a legislação eleitoral, contribuindo para a valorização do voto e da cidadania, impedindo, nas eleições proporcionais, preenchimento de vaga por suplente que não tenha recebido nenhum voto”, reforçou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE