O governo quer até o dia 20 deste mês um só candidato à presidência da Câmara dos Deputados, afirmou hoje (2) o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro. Atualmente, dois parlamentares da base governistas declararam que vão disputar a eleição do dia 1º de fevereiro: o atual presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Tarso acredita que, nas próximas três semanas, as conversações vão convergir para uma candidatura única. “Temos ainda um longo caminho pela frente. Em duas semanas chegaremos a um ajuste, e a base do governo terá apenas um candidato, Aldo ou Arlindo. Até o dia 20 vamos ter uma candidatura única”, frisou Genro, deixando claro que o governo não quer sair dividido nessa disputa.
Ele confirmou, ainda, que o presidente Lula vem participando das discussões, inclusive conversando com os dois candidatos: “O presidente tem conversado tanto com Arlindo como com Aldo, ouvindo e emitindo opiniões, mas sem definir um juízo de qual é o candidato do governo, até porque não pode interferir como instituição nesse processo”.
Tarso Genro participou, hoje (2), do almoço que marcou o retorno de Ricardo Berzoini à presidência do PT, após ter permanecido três meses afastado do cargo.