Já está nas mãos do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho (PMDB), o nome do indicado pela bancada de Mato Grosso para o comando da Secretaria de Política Agrícola. A escolha foi liderada pelo senador Blairo Maggi (PR) e pelo deputado federal Homero Pereira (PSD), mas é mantida em sigilo até o aval do ministério.
Segundo Homero, a estratégia de manter o nome em segredo é para evitar frustrações. O nome do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira, chegou a ser cogitado para o cargo, mas a indicação não obteve êxito.
Antes de apresentar o nome ao ministro, os parlamentares discutiram com toda a bancada federal, já que o cargo foi oferecido a Mato Grosso. “Argumentamos com toda a bancada e conseguimos unidade na escolha”, destacou o deputado federal.
Ainda, conforme Homero, os critérios levados em consideração para a indicação avaliaram características técnicas, políticas e de militância na área.
Maggi afirma que conversou com o ministro na noite da última quinta-feira (8) e Mendes Ribeiro sinalizou que deve dar uma posição sobre a indicação na próxima semana. Para o senador, a Secretaria de Política Agrícola é uma pasta importante que define as políticas do setor, armazenamento, entre outros.