É considerado baixo o número de eleitores de Matupá (200 km de Sinop) que está procurando o cartório eleitoral para fazer o recadastramento de títulos. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso precisou prorrogar o prazo de revisão, que vai até o dia 15 de dezembro. Até agora, pouco mais de 6 mil eleitores se recadastraram. O número de eleitores cadastrados em 2006 é de 9.600.
Com a prorrogação do prazo espera-se reduzir a quantia de títulos eleitorais cancelados atendendo, principalmente, moradores da zona rural que têm grandes dificuldades de deslocamento.
De acordo com o presidente da câmara, Miro Cláudio Ribeiro, o IBGE aponta que o município tem quase 15 mil habitantes. “Quem deixa de recadastrar o seu título está prejudicando a si mesmo e ao município em que vive, pois quanto maior o número de eleitores, maior será força na hora de reivindicar benefícios. Votar também é um ato de cidadania e transformação”, ressaltou, ao Só Notícias.
A revisão do eleitorado foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando evitar irregularidades nos cadastros.