O encontro regional do PMDB, nesta sexta-feira, em Sinop, teve dois objetivos: a filiação do secretário de Esportes, Baiano Filho, e o fortalecimento da pré-candidatura do vice-governador Silval Barbosa ao governo, ano que vem. A solenidade foi no Rancho do Criador, com lideranças peemedebistas estaduais e da região, marcada por discursos inflamados pelo projeto de candidatura própria a governador.
Baiano entra no PMDB depois de aproximadamente 7 meses de articulações. Neste período, “conquistou” os dirigentes do diretório municipal argumentando que sua pré-candidatura não estava sendo imposta de cima para baixo. E, principalmente, pelo fato do prefeito Juarez Costa ter afirmado que vai retribuir o apoio que recebeu em dois pleitos e apoiará Baiano em 2010. Se ficasse no PR, poderia causar problemas Juarez, que é seu maior aliado com cacife eleitoral. Conversou com Blairo e obteve sinal verde para mudar de sigla e continuar no 1º escalão do governo estadual.
Baiano e Silval querem ficar cada vez mais próximos de Juarez pelo expressiva votação que teve ano passado e confiantes que, com seu prestígio, transferirá muitos votos no maior colégio eleitoral do Nortão. Silval, aliás, tem visitado mais a cidade de olho em 2010. Ontem, na condição de governador interino, fez o lançamento de obras de pavimentação e saneamento. Chegou até imitar Blairo ao subir em uma patrol para “iniciar” os trabalhos.