As as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes avançaram na execução das obras de manutenção no trecho não pavimentado da BR-158, na região de Alto Boa Vista (1.064 quilômetros de Cuiabá). Os serviços melhoraram a trafegabilidade do trecho de 130 quilômetros de extensão, em traçado provisório, uma vez que a implantação definitiva da rodovia passará a contornar a terra indígena Marãiwatsédé.
Os pontos críticos com atoleiros foram eliminados, em razão dos serviços de manutenção. Dessa forma, os caminhões e carretas trafegam normalmente e sem formar filas. As obras já garantiram maior trafegabilidade aos usuários e continuarão sendo executadas ao longo do ano, reduzindo o impacto causado pelas chuvas no trecho.
As equipes estão atuando com encascalhamento, colocação de pedras rachão, melhoria dos acessos às pontes, patrolamento e recuperação completa da estrada, especialmente nos trechos prioritários, seguindo o planejamento elaborado em visitas técnicas do departamento.
As ações emergenciais do DNIT combateram os efeitos das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano e que degradaram o pavimento. Para dar maior celeridade às ações de recuperação, foram abertas cinco frentes de trabalho. A partir dos serviços realizados, a rodovia encontra-se com o tráfego de carros, ônibus e caminhões totalmente normalizado, sem pontos de acumulação de água.
As equipes continuarão atuando no trecho, assegurando maior conforto e segurança aos usuários que trafegam pela região do Araguaia. Atualmente cerca de 2 mil carretas circulam diariamente pelo trecho – único segmento não pavimentado da rodovia
O governo federal trabalha para a construção de um novo traçado da BR-158, contornando a área que foi reconhecida como Terra dos Xavantes, em 2004. O novo contorno prevê dois lotes de obras de pavimentação. O Lote A da rodovia já foi licitado, contemplando o projeto e a obra.
O trecho vai do km 201,2 da BR-158 ao km 93,99, interseção com Alto Boa Vista na BR-242. O Lote B do contorno já está em etapa de estudo avançada, o que possibilitará posterior licitação de projeto e obra. O trecho vai do km 93,99 ao km 330,6. As obras de pavimentação dos dois segmentos do contorno dependerão de aporte orçamentário, contando com a priorização do Ministério da Infraestrutura e com o apoio da Bancada do Mato Grosso no Congresso Nacional.