O levantamento populacional feito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Sorriso teve aumento de 3% no número de moradores. Ano passado, havia 85.223 e, agora, com base no novo levantamento, 87.815. Os dados foram contestados pelo perfeito Ari Lafin (PSDB). “Não representam a nossa realidade atual. Respeitamos o IBGE, mas por sermos um município polo temos um impacto maior das demandas. Acreditamos que o nosso índice pode chegar até 6% devido as questões que estamos enfrentado na Saúde e na Educação”, criticou, em entrevista ao Só Notícias.
“Percebemos um impacto principalmente nas escolas, com aumento dos alunos todos os anos, aumento também na demanda nos atendimentos na área da saúde. Nosso crescimento é muito acelerado. Nós trabalhamos com uma perspectiva de 100 mil habitantes”.
Lafin avaliou ainda que a falta dos recursos necessários dificulta na gestão do município, ao expor que os repasses de verbas federais se baseiam nos dados do instituto. “Sempre é um desafio dos perfeitos. Estamos assumindo responsabilidades que não são nossas. Por causa desses números do IBGE, os governos federal e estadual acabam repassando muito das suas demandas para os municípios. Infelizmente, esse levantamento populacional não representa os desafios diários que encaramos”.
Conforme Só Notícias já informou, a perfeita Rosana Martinelli (PR) também apontou que os números não retratam a realidade atual. “Achamos que não está correto esse crescimento populacional. Queremos que faça uma recontagem e inclusive foi solicitado ao IBGE que fizesse. Acreditamos em um número bem maior. Estimamos cerca de 180 mil habitantes”.