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Audiências sobre implantação do veículo sobre trilho são amanhã

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Duas audiências públicas sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão realizadas, amanhã, em Cuiabá e Várzea Grande. Os moradores da capital se reunirão no Centro Cultural da UFMT, das 8h às 12h, e poderão esclarecer dúvidas sobre o metrô de superfície. No mesmo dia, das 14h às 18h, a discussão sobre o modal ocorrerá na Câmara de Várzea Grande.

Qualquer pessoa física ou jurídica interessada no assunto poderá se manifestar por escrito, oralmente ou por intérprete, no caso de portadores de necessidades especiais e estrangeiros que não dominem o idioma português. Cada inscrito, obedecendo à ordem de inscrição, terá cinco minutos para manifestação. Há possibilidade ainda de o inscrito reformular ou complementar sua fala no tempo adicional de dois minutos.

Os pedidos de esclarecimentos recebidos por escrito serão apresentados durante a audiência, mas, caso não haja disponibilidade de tempo, as questões que não forem comentadas no evento terão suas respostas disponibilizadas no site da Secopa (www.cuiaba2014.mt.gov.br) até o próximo dia 29 de fevereiro, sendo enviada também aos endereços eletrônicos fornecidos pelos interessados na audiência pública.

A apresentação técnica sobre o VLT será ministrada pelo assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, arquiteto Rafael Detoni. “Estaremos à disposição para dirimir as questões que forem apresentadas durante as duas audiências. Essa obra melhorará substancialmente a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, trazendo melhor qualidade de vida para os milhares de usuários de transporte público da região metropolitana”, disse secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, que será o presidente da audiência pública.

MODAL
O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes. Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

LICITAÇÃO
O edital do VLT está na fase final de preparação, sob análise de um grupo especial de auditores, e aguarda a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal para ser publicado, nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

O empréstimo que o Estado contratará para implantação do VLT é da ordem de R$ 1,26 bilhão. Esse montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sidos aprovados, serão redirecionados para o VLT. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal (com recursos do BNDES).

Vale ressaltar que o valor efetivo do investimento no modal, que vai propiciar transporte de qualidade à população nas próximas décadas, só será conhecido mediante o processo licitatório. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2012.

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