A senadora Serys Slhessarenko e o senador Jaime Campos vão propor uma audiência pública em Lucas do Rio Verde para debater o projeto de implantação de um ramal da Ferrovia Norte-Sul para escoamento mais rápido e barato da safra agrícola. A data da audiência ainda será marcada. Serys e Jaime reuniram-se com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Gregório Rabelo, para tratar do projeto de ferrovias para Mato Grosso. Gregório apresentou um estudo de viabilidade técnica da Norte Sul, já licitado, que contempla prioritariamente a rede de transporte da região do Brasil Central, onde se constata atualmente um processo acelerado de ocupação econômica e onde se prevê crescentes pontos de estrangulamento da oferta de transporte para atender à demanda. Essa área , de influência direta, compreende a região Centro-Oeste do Brasil (Distrito Federal e Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), Estados de Tocantins, Rondônia e partes dos Estados de Minas Gerais, Pará, Bahia, Maranhão e Piauí. O projeto final será apresentado até junho deste ano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com o que diz respeito ao Mato Grosso, o estudo da ANTT mostra que a região é, há algum tempo, a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento. As projeções do estudo mostram que a área contemplada com o ramal ferroviário no Estado e com o Eixo setentrional, que incluirá outros modais, terá capacidade de produzir 150 milhões de toneladas/ano em 2015. Só o ramal ferroviário de Mato Grosso terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento. Além disso, o transporte será feito a custos bem mais competitivos tanto para o mercado interno quanto para o externo. O projeto propõe saída da ferrovia de Lucas do Rio Verde até Miracema no Tocantins e Araguaína com destino a Belém e Maranhão.
Para Serys, as estradas infelizmente não são suficientes no o escoamento da produção de Mato Grosso. “A ferrovia vai resolver o problema e aumentar a produção do nosso Estado, os trilhos são nossa melhor saída” , afirma a Senadora.
O ramal da ferrovia para Lucas do Rio verde já está inserido no planejamento da ANTT, porém não foi fixado prazo para início das obras.