O edital do ministério das Comunicações para operar rádios comunitárias, encerrado no fim de março, registrou inscrição de 33 projetos de 24 cidades de Mato Grosso interessados em operar emissoras de rádios comunitárias. No Nortão, se inscreveram três associações de Sinop, duas de Sorriso e de Terra Nova do Norte, e uma de Carlinda, Peixoto de Azevedo, Nova Monte Verde e Porto dos Gaúchos.
As próximas etapas agora consistem na formalização, habilitação ou inabilitação e autorização do Governo Federal para poder iniciar as operações, que terão concessão inicial de 10 anos.
As demais cidades com associações inscritas foram Alto Araguaia, Araputanga, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Figueirópolis D’Oeste, General Carneiro, Indiavaí, Itiquira, Nova Brasilândia, Poxoréu, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Torixóreu.
Diferente das rádios comerciais ou estatais, essas rádios serão geridas por associações, cooperativas ou organizações sem fins lucrativos, buscando promover a diversidade cultural, a inclusão social e o acesso à informação, com conteúdos educativos e culturais.
Nos últimos dois anos o ministério autorizou o funcionamento de 206 rádios comunitárias em todo o Brasil. Apenas no ano passado, foram concedidas 121 novas autorizações, o maior número de outorgas dos últimos 13 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.