Através de um compromisso firmado entre o prefeito Nilson Leitão e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jonas Henrique de Lima, a Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) inicia ainda nesta semana a recuperação de quase 60 km de estradas da Gleba Mercedes 5.
A determinação do prefeito foi baseada num relatório emitido pela empreiteira MTLuz, que através do Programa Luz Para Todos, está credendiada para levar energia elétrica para aquele assentamento. De acordo o secretário de Infra-estrutura, Gláucio Leitão, por causa da má conservação das estradas, não seria possível entrar na Gleba Mercedes com os caminhões.
“A prefeitura irá ceder o maquinário para fazer esta recuperação. Não podemos permitir, que por causa de uma estrada, toda aquela comunidade seja prejudicada, apesar de sabermos que a competência da prefeitura é de apenas manter e a responsabilidade de fazer estrada, escola, posto de Saúde, ou seja, dar infra-estrutura para oassentamento é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)”, falou Gláucio.
O secretário de Governo, Helder Umburanas, também presente na reunião, endossou as palavras de Gláucio, salientando que, “mais uma vez, prefeito foi sensível e determinou que a Sinfra desse o suporte necessário para que este grande benefício chegue até eles”.
O presidente do Sindicato, Jonas Henrique de Lima, também agradeceu a preocupação e a parceira. Ele entendeu e determinou que a Sinfra nos ajudasse neste sentido. Esta parceira com a prefeitura de Sinop será muito importante para nós, pois será através dela que nossa comunidade poderá receber energia elétrica”, disse.
Segundo o engenheiro, Emerson Pichler, o projeto para a Gleba Mercedes 5 do Programa Luz para Todos está dividido em quatro etapas. Nas primeiras duas etapas serão construídas mais de 200 km de rede entre momofásica e trifásica e a previsão é que até março cerca de 130 famílias sejam atendidas. O projeto todo deverá ser concluído até junho ou julho deste ano.
A reunião que aconteceu na Sinfra, contou com a participação dos secretários de Governo, Helder Umburanas e de Infra-estrutura, Gláucio Leitão, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jonas Henrique de Lima, do engenheiro da MTLuz, Emerson Pichler e do vereador, Gilson de Oliveira.