A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa suspendeu o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) de servidores ativos, inativos e pensionistas que conseguiram o direito na Justiça. A medida foi tomada em função do Ministério Público Estadual (MPE) ter encaminhado documento ao Poder Legislativo, no fim do mês passado, apontando suposta irregularidades na definição dos valores.
“Fizemos a suspensão do pagamento, não o cancelamento e o fizemos devido à recomendação do Ministério Público. A Mesa Diretora entendeu que devemos fazer a suspensão e pedir uma auditoria ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deve encaminhar uma equipe para auditar esses valores”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
A URV era o índice monetário utilizado na transição do Cruzeiro Real para o Real, com o objetivo de seguir a variação do poder aquisitivo enquanto era implantada a nova moeda. A revisão da URV envolve todos os benefícios concedidos de 1994 a 1997, e o percentual é de 11,98%.
A Mesa Diretora informou que os recursos para o pagamento da URV continuarão sendo garantidos e que após o resultado da auditoria, saneados eventuais irregularidades, o pagamento do benefício será reativado.