A criação de seis novas cidades na região Norte do Estado, proposta pela Comissão de Redivisão Territorial da Assembléia Legislativa, ainda deve ser avaliada e votada, podendo enfrentar a resistência de alguns municípios que podem perder receita com a diminuição das áreas que administram. Um deles – Nova Fronteira – abrangeria parte de Sinop, Itaúba, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Ipiranga do Norte.
Também foram sugeridos os municípios de Japuranã (que ficaria com parte da área de Nova Bandeirante), São José do Apuí (que abrangeria parte de Apiacás e Nova Monte Verde), Colorado do Norte (que herdaria parte de Tabaporã e Nova Canaã do Norte), União do Norte (que ficaria com parte de Nova Monte Verde), Paranorte (que ficaria com parte de Juara), informou A Gazeta.
Ainda, a comissão propõe a criação do território Guariba/Rossevelt (que ficaria com parte de Colniza, Aripuanã e Rondolândia) e os distritos de Terra Roxa (a ser desmembrado de Juína), Nova União (de Cotriguaçu) e distrito de União da Serra (que ficaria com parte de Alta Floresta).
Com isso, Mato Grosso passaria de 141 para 147 cidades.