A Assembleia Legislativa pode iniciar e concluir ainda hoje a votação do projeto que o governador Mauro Mendes (DEM) vai enviar para antecipar feriados e reduzir por dez dias a atividade de milhares de empresas como alternativa para diminuir o contágio do novo Coronavírus. A mensagem será apresentada em regime de urgência urgentíssima, as comissões podem emitir pareceres verbais no plenário e a mesa diretora deve emendar sessões para acelerar a tramitação. A primeira sessão está marcada para o final desta manhã.
O governo já conversou com alguns deputados da base expondo que 189 pessoas estão nas filas por vagas de UTIs e que a situação da pandemia no Estado se agravou ainda mais – ontem a média móvel foi de 125 mortos, uma das maiores desde o ano passado.
Algumas associações e entidades ligadas ao comércio não concordam com a antecipação do feriado e estão manifestando a deputados que não aprovem a medida. Se aprovada a antecipação passa a valer a partir desta sexta-feira (26) e vai até 4 de abril, contando dez dias corridos com as medidas restritivas de circulação de pessoas sendo reforçadas e as atividades policiais serão intensificadas para fiscalizar e coibir todo tipo de aglomeração.
O projeto prevê antecipar os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios, que serão emendados com o feriado da Semana Santa, que ocorre na próxima semana.
Conforme Só Notícias informou, a ideia de antecipação foi anunciada na sexta-feira passada com intenção de votação ontem, mas o governador passou o dia em reuniões, inclusive com deputados, e, no fim, optou pela manutenção da antecipação.
“Estamos em uma situação muito delicada em todo o Brasil e em Mato Grosso. Triplicamos as UTIs em um ano, estamos fazendo todos os esforços para abrir mais, porém o sistema de saúde tem limite. Só com o reforço do distanciamento social poderemos frear a contaminação e as mortes”, justificou Mauro Mendes.
Mesmo com a antecipação, continuam válidas as medidas restritivas que estão em vigor em todo o Estado desde o início do mês.