A Assembleia Legislativa lança, amanhã, às 15h, a Frente Parlamentar Municipalista – FPM- para criar um foro no âmbito do Poder Legislativo onde serão debatidas questões urgentes dos municípios. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), membro titular da frente, a redução das desigualdades regionais é um dos grandes desafios. Na pauta, a divisão da receita tributária; a integração regional; o desenvolvimento econômico, social e cadeias produtivas.
Para o evento foram convidados o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Sá; o presidente da União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso – Ucmmat, Unírio Shirmer; o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios e Apoio aos Prefeitos e Vices do Brasil – Fremaprev, deputado federal Julio Campos. Além dos presidentes dos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Regionais.
Esta será a segunda frente instalada pela Assembleia Legislativa. A primeira foi a Frente Parlamentar Agropecuária, comandada pelo deputado Zeca Viana. Em abril deste ano, foi instalada em Brasília/DF, a Fremaprev para fazer com que as causas municipalistas ganhem mais força dentro do cenário nacional, dando voz ativa principalmente a municípios pequenos que carecem de atenção por parte de políticas nacionais.
Sob a coordenação-geral do deputado Ezequiel Fonseca, a FPM terá como membros titulares além de Riva, os deputados Dilmar Dal Bosco, Emanuel Pinheiro e Percival Muniz. Suplentes: Airton Português, Luciane Bezerra, Nilson Santos, Zeca Viana e Nininho.