Em duas sessões extraordinárias hoje de manhã a Assembléia Legislativa aprovou definitivamente a mensagem do governo que extingue a Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat) enquanto autarquia e a transforma em uma superintendência ligada à Secretaria de Estado de Administração (SAD). O secretário de Administração, Geraldo de Vitto, acompanhou todo o processo e a pedido do líder do governo, deputado Mauro Savi (PPS), o projeto foi votado até em redação final, estando pronto para ser enviado à sanção do governador Blairo Maggi (PPS). Somente a deputada Verinha Araújo (PT) votou contra.
Verinha chegou a levantar questionamento sobre falta de discussão com os servidores do órgão e alguns pontos que, para ele, não estavam esclarecidos. Segundo a deputada, se transformando em superintendência, o serviço feito hoje pela Iomat poderia ser terceirizado. Além disso, o projeto prevê ainda que os servidores podem ser colocados em outros órgãos.
O líder do governo rebateu as críticas da deputada e defendeu que o respeito ao servidor público tem sido a tônica do governo Blairo Maggi (PPS). Ele garantiu que o assunto foi discutido com os servidores e que o projeto não estava sendo votado de afogadilho, como disse a deputada.
A mensagem 67/05, sobre a Iomat, já havia sido aprovada em primeira votação na quarta-feira à tarde. Ontem, passou pela segunda votação e uma nova sessão foi convocada em seguida para que o projeto pudesse ser também aprovado em redação final, concluindo o processo.