A união de esforços em prol do desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. A formação de um conselho deliberativo para os projetos do Nortão. O empenho político para a recuperação e pavimentação da BR 163 até o Pará. Planos de manejo sustentável para áreas de florestas. Essas foram as conclusões do seminário Nortão: Dificuldades – Desafios- Soluções, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (09), em Sinop.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS) destacou a importância do trabalho em conjunto do Legislativo e Executivo na busca de soluções imediatas para a crise vivida por 41 municípios que compõem o norte de Mato Grosso. “Nada acontece se não for por meio da política”, afirmou. Na segunda quinzena deste mês, o presidente irá articular, em Brasília, medidas que culminem em soluções para as questões debatidas no seminário, inclusive sobre a conclusão da BR-163, colocada como principal entrave a recuperação da região.
O governador Blairo Maggi (PPS) encerrou o evento, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, ‘injetando’ ânimo nas lideranças locais, com a expectativa de que a tão temida crise que vive a região, desde meados de 2005, esteja chegando ao fim. Para a recuperação, Maggi convocou os prefeitos a venderem seus municípios ao restante do País, e com isso atrair novos investidores para economia local. “Dessa maneira vamos garantir que haja movimentação econômica nos municípios e com isso, o Estado poderá viabilizar obras para mais cidades”, explicou Maggi.
O primeiro secretário da Assembléia Legislativa e um dos idealizadores do evento, deputado José Riva (PP), finalizou seu discurso dizendo sobre a necessidade de se ter uma consciência conservacionista, porém que atenda a demanda local, especialmente na região norte do Estado- área encampada pela Amazônia Legal. Para isso, Riva voltará a discutir na Assembléia Legislativa os projetos de zoneamentos sócio-econômicos debatidos de forma regional. “Eu defendo bravamente a conservação ambiental. Mas entendo que os planos de manejo sustentável são perfeitamente viáveis, uma vez que exploram apenas exemplares já maduros na natureza, e em seguida, o reflorestamento. Não vejo qualquer problema quanto a isso”, declarou.
Riva lembrou a luta que encampa no Parlamento para, ao invés de se criar Parques Nacionais, sejam instituídas áreas de Florestas Públicas que permitam os planos de manejo. “Há alguns anos eram 8% de florestas primitivas, quando hoje, são 28,8%. Na Europa, o que antes era 8,8% hoje não ultrapassa 2% e ninguém fala isso”, explicou. O deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) que também foi responsável pela formatação do seminário se disse bastante satisfeito com o debate e anunciou a formação de um conselho para o Nortão, com projetos elaborados a partir do seminário. “Este deve apenas o primeiro de um ciclo. Serve de modelo para as demais regiões. A união de esforços faz a diferença”, disse.
“O seminário atendeu os problemas peculiares de cada cidade do Nortão”. Essa é a conclusão do prefeito de Sinop, Nilson Leitão, que defende a continuidade das discussões no Legislativo, Executivo e Governo Federal. “Esses debates serão levados adiante para que os investimentos aconteçam. Nosso desafio é buscar soluções e convencer os governos Estadual e Federal da necessidade de investir na região”, afirmou.
Leitão também citou, entre outras reivindicações, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que prevê a conclusão da BR-163. “Se consta no pacote de medidas do Governo Federal, então que seja dada a ordem para o início dos serviços”.
Além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo e do governador e vice-governador, Blairo Maggi e Silval Barbosa, respectivamente, participaram do evento os deputados Dilceu Dal´Bosco, José Riva, Ságuas Moraes, Ademir Brunetto, Juarez Costa, Mauro Savi, Zé Domingos, Otaviano Pivetta, Walace Guimarães, Maksuês Leite, Guilherme Maluf, Chico Galindo, Roberto França (suplente) e o ex-deputado Pedro Satélite. Também estiveram presente os senadores Jonas Pinheiro e Jaime Campos, os deputados federais Eliene Lima, Wellington Fagundes, Valtenir Pereira e Homero Pereira e o suplente de senador Osvaldo Sobrinho.