A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso não decretou o ‘lockdown’ em suas dependências, como cogitado ontem, mas publicou nova resolução determinando recesso de dez dias contando de hoje até o dia 25 com possibilidade de prorrogação se as condições sanitárias não melhorarem. Conforme Só Notícias informou, três servidores da Casa e o deputado Paulo Araújo (PP) testaram positivo para o novo Coronavírus e o resultado de outros exames, feitos em parlamentares e funcionários, são esperados.
Apesar do recesso, a realização das sessões de deliberação e das comissões está mantida de maneira on line, mas, desta vez, com número reduzido de deputados no plenário ou nas salas das comissões. Apenas o presidente, secretariado por outros dois deputados e outro parlamentar convocado, além dos servidores essenciais para realização de sessão, terão acesso ao plenário. Nas comissões, apenas o presidente, um consultor e técnicos de informática responsáveis pela transmissão, poderão entrar
O acesso também foi restrito às secretarias, cujos funcionários deverão ter acesso permitido pela coordenadoria militar mediante comunicação prévia e nos gabinetes apenas os deputados poderão entrar junto com, no máximo, outros três assessores. Os demais servidores farão o teletrabalho de casa.
Além destas medidas, o parlamento estadual está totalmente fechado hoje e permanecerá amanhã para desinfecção a ser realizada pelos bombeiros militares.
A suspeita de que a Covid-19 invadiu o parlamento estadual começou na semana passada, quando um ex-funcionário, frequentador assíduo do local, confirmou o exame positivo e sua companheira, funcionária da Assembleia, também. Em seguida foram realizados 200 testes em deputados e nos servidores. Além de Paulo Araújo, outros três deram positivo.
A infecção do deputado Paulo Araújo foi confirmada ontem em suas redes sociais. O parlamentar está assintomático e cumpre quarentena em casa. “Infelizmente a notícia que venho dar a vocês não é das melhores. Recebi o resultado do meu teste na noite desta terça-feira e deu positivo para a Covid-19. Embora não esteja sentindo os sintomas, informo a vocês que estou em quarentena, seguindo as recomendações médicas na certeza que isso tudo logo vai passar”, informou.
Por meio de nota, Paulo Araújo defendeu as medidas de distanciamento social, reforçou a importância dos cuidados com a higiene e disse que estendeu o isolamento domiciliar a toda sua equipe de assessores.