A Assembleia Legislativa faz, esta manhã, a primeira sessão do ano, que deve ser prestigiada pelo governador Silval Barbosa. Não haverá votações de projetos e até outubro o parlamento deverá ter sessões mais acaloradas devido ao período eleitoral. Silval buscará mais contato e entrosamento com a base aliada para ter mais 'defensores' na Assembleia. Os deputados oposicionistas, embora minoria, devem intensificar criticas e cobranças ao goveno estadual quanto aos principais problemas do Estado – principalmente sobre estradas ruins, falta de estrutura na saúde e mais segurança.
Silval acabou tendo, em 2013, vários dissabores com deputados da base aliada que fizeram críticas ao governo. Uma das insatisfações foi quanto a demora na liberação de verbas orçamentárias, alocadas através de emendas, indicadas por deputados para serem feitas obras em suas bases eleitorais.
Com ampla maioria na Assembleia, a tendência é que o governo não seja investigado pela CPI do Fethab – Fundo de Transporte e Habitação Popular-. Houve algumas tentativas da oposição, ano passado, argumentando que a totaldade dos recursos não estavam sendo aplicados em estradas e habitação, mas sendo destinadas para obras da copa em Cuiabá e Várzea Grande. Em várias regiões, rodovias estaduais não pavimentadas estavam com muitos buracos e atoleiros.