PUBLICIDADE

Assembléia estuda redivisão de municípios no Nortão

PUBLICIDADE

Trinta e três municípios de Mato Grosso podem ser redivididos, segundo a Comissão de Redivisão Territorial da Assembléia Legislativa que estuda também a criação do município de Japuranã, que poderá ser criado na área que hoje pertence a Nova Monte Verde.

Presidida pelo deputado Percival Muniz (PPS), a comissão dividiu o Estado em várias regiões. O assunto é polêmico e a discussão deve se estender por vários meses. Para duas áreas do Nortão já existem propostas para redividir os limites de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia, que compõem a região 1. Para a região 2, a Comissão tem proposta de redividir Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Terra Nova do Norte e Nova Santa Helena.

A proposta de redivisão dos limites de Alta Floresta e Carlinda está mais avançada. Foi até transformada em projeto de lei de autoria da Comissão de Revisão Territorial e que deve apresentada ainda nesta semana ao plenário da Assembléia. Isso poderá resultar na mudança das leis que criaram as duas cidades em 1979 e 94. “A imprecisão da Lei 6.594, que emancipou Carlinda com retirada de área de Alta Floresta acabou gerando inúmeros problemas de limites territoriais entre os dois municípios. Os marcos apontados (na lei) não correspondem com a realidade verificada in loco”, justifica o projeto, segundo A Gazeta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE